BEM VINDO AO NOVO CONCEITO PARA SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS DIFERENCIADAS
Muitos são os sistemas de iluminação utilizados, porém o que sempre buscamos em um projeto é a QUALIDADE DA ILUMINAÇÃO, que tem como base três pilares: BEM ESTAR INDIVIDUAL, ARQUITETURA E ASPECTO FINANCEIRO, como podemos observar na figura abaixo.
Uma boa iluminação além de ser projetada para valorizar a proposta arquitetônica do ambiente, deve atender às normas especificas, como a NBR ISO/CIE 8995-1, que estipula, entre outros itens, os valores de iluminâncias médias mínimas para cada ambiente de trabalho. A correta iluminação gera um bem estar dos usuários, minimizando muitos problemas de saúde para os funcionários de uma empresa. E, tratando-se de espaços corporativos, a economia sempre é um fator importante pois gera um baixo TCO (total cost of ownership)* para a empresa.
Atualmente a nova tecnologia LED (Light Emitting Diode) vem ganhando cada vez mais espaço em projetos corporativos, uma vez que o sistema nos garante uma ótima eficiência energetica, onde temos um baixo consumo de energia e uma maior vida útil (se comparado com as lâmpadas mais tradicionais), fazendo com que o escritório tenha menos custo com manutenção. Dentre as lâmpadas mais tradicionais estão as fluorescentes, que é outro sistema muito utilizado em escritórios ainda nos dias atuais, devido o seu baixo custo de implantação se comparado com a tecnologia Led. As lâmpadas halógenas não são tão eficientes quantos os Leds e fluorescentes, porém sua luz emitida é mais vibrante, podendo assim ser utilizada em alguns pontos de destaque do projeto.
A escolha correta das luminárias e das lâmpadas em um projeto é essencial para atingirmos a Iluminância (lux) desejada, e necessária por norma, para cada trabalho a ser executado, garantindo assim o conforto visual dos usuários. Assim como a escolha correta do sistema, o posicionamento dos mesmos é fundamental para evitarmos problemas como ofuscamento direto e refletido (em telas de computadores por exemplo), o que pode causar sérios problemas de saúde aos usuários.
Vale lembrar que sempre que possível a luz natural deve ser aproveitada, visando além da economia à empresa, o bem estar dos funcionários.
Inúmeras são as soluções para uma boa iluminação em escritórios, basta saber aplicá-las de forma correta. A contratação de um bom profissional light designer garante que o sistema escolhido seja adequado para cada ambiente.
* TCO (Total cost of ownership) ou custo total da posse, é uma estimativa financeira projetada para avaliar os custos diretos e indiretos relacionados à compra de investimento, além do gastos de manutenção.